Cinco convertidos do Islã ao Cristianismo foram mortos entre 1 de julho e 7 de agosto de 2004 no Afeganistão. Cada um deles foi esfaqueado ou espancado até a morte por adeptos do Talibã.

A primeira vítima, um antigo mulá chamado Assad Ullah, foi capturado em um movimentado mercado diurno e foi dado como morto por um porta-voz do Talibã no dia 1º de julho. Ele disse: “Um grupo do Talibã arrancou o mulá Assad Ullah e cortou sua garganta com uma faca porque ele estava propagando o Cristianismo. Temos provas suficientes e relatos locais para provar que ele estava envolvido na conversão dos Muçulmanos ao Cristianismo”.

Três dos outros homens Cristãos que foram mortos foram acusados de ler a Bíblia, orar a Jesus ou encontrar-se com outros convertidos. Todos eles, incluindo Assad Ullah, deixaram esposas e filhos. O quinto convertido a morrer foi Naveed ul-Rehman, cujo corpo foi encontrado em seu carro no mesmo mercado em que Assad Ullah foi sequestrado.

Escutai, minha alma, é o Senhor!
É teu salvador, ouve sua Palavra;

Jesus fala, e fala contigo”,
“Diga, pobre pecador, você me ama?
“Eu te livrei quando amarrado,
E, ao sangrar, curei a tua ferida;
Busquei-te vagando, te endireitei,
Transformei tuas trevas em luz.
“Logo verás minha glória”,
Quando a obra da graça é concluída;
Parceiro do meu trono será;
Diga, pobre pecador, tu me amas?”
Senhor, esta é o meu maior lamento
Que meu amor é fraco e tênue;
No entanto, eu te amo e te adoro:
Oh, por graça, que te ame mais!

William Cowper (1731-1800)

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.