Digo-lhes a verdade: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; todavia, o menor no Reino dos céus é maior do que ele. Mateus 11.11

João Batista, primo de Jesus, foi o último dos profetas que anunciaram a chegada de Jesus, o Messias. Depois de seu nascimento para os idosos Isabel e Zacarias, ficou claro que João era uma chegada especial, e as pessoas perguntaram: “O que vai ser este menino? ” Pois a mão do Senhor estava com ele.” (Lucas 1.66b).

Seu pai profetizou:
E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho,
para dar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados. (Lucas 1.76-77)

O próprio João demonstrou grande humildade em relação ao seu chamado. Multidões foram atraídas por sua mensagem e se perguntaram se ele poderia ser o Messias, mas João lhes respondeu: “Eu os batizo com água. Mas virá alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Lucas 3.16).

João se manifestou contra o casamento do rei Herodes com a esposa de seu irmão, Herodíades, e por isso foi preso. Herodias queria matar João, mas Herodes o protegeu; ele estava intrigado com a mensagem do profeta sobre Jesus e sabia que “ele [João] era um homem justo e santo” (Marcos 6:20b).

Herodias aproveitou a oportunidade de se vingar em um banquete de Estado, no qual sua filha apresentou uma dança para Herodes. Ele ficou tão encantado que prometeu conceder-lhe tudo o que ela desejasse. Instigada por sua mãe, ela exigiu a cabeça de João em uma bandeja.

E assim, com a promessa feita e com os convidados cientes, Herodes decidiu honrar sua palavra em vez de sua consciência e atendeu ao desejo dela (Mateus 14.3-11; Marcos 6:17-28). O martírio de João é celebrado neste dia.

“Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Este é aquele a quem eu me referi, quando disse: Vem depois de mim um homem que é superior a mim, porque já existia antes de mim. Eu mesmo não o conhecia, mas por isso é que vim batizando com água: para que ele viesse a ser revelado a Israel.”

Então João deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus.”

João Batista (João 1.29b-34)

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.