“O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre.
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8.35-36

John, de Northamptonshire, Inglaterra, vinha evangelizando homens livres e escravos em uma plantação em Demerara, Guiana, por mais de seis anos quando uma revolta de escravos irrompeu em agosto de 1823. John foi falsamente acusado de incitar e ajudar na rebelião, por causa de seu conhecido amor pelos escravos com os quais trabalhava, muitos dos quais frequentavam sua capela. Os proprietários das plantações também odiavam sua postura abolicionista. John foi preso e julgado e, considerando-o culpado, o juiz o condenou à morte. Surpreendentemente a condenação foi perdoada, mas infelizmente John morreu na prisão em 6 de fevereiro de 1824, antes de sua libertação.

A atenção que sua morte recebeu na Câmara dos Comuns em Londres foi um fator importante que levou à abolição da escravidão em todo o Império Britânico em 1833. Sua congregação de escravos o chamou de “Mártir de Demerara”.

Se os Cristãos seguissem os ensinamentos de um benigno homem morto, suas vidas demonstrariam uma piedade inócua. Mas quando os Cristãos se levantam em defesa da retidão e da justiça, eles evidenciam o poder do Deus vivo.

Charles Colson (nascido em 1931).

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.