Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito".
Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres. Atos 7.59-60

Estêvão é descrito no livro de Atos como “um homem cheio da graça e do poder de Deus” que “realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo” (Atos 6.8). Sua pregação do Evangelho o colocou em conflito com os judeus de sua própria origem de língua grega. Mas aqueles que discutiam com ele “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava” (Atos 6.10).

Consequentemente, eles o acusaram de blasfêmia contra Moisés e Deus, o levaram perante o Sinédrio e produziram falsas testemunhas contra ele (Atos 6.11-14). Estevão proferiu um discurso poderoso (Atos 7), delineando a herança do povo de Deus rejeitando Seus líderes nomeados, e concluiu sem medo:

Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos —
vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram” (Atos 7. 51-53).

Isto enfureceu a assembleia, mas Estêvão foi encorajado por uma visão incrível do céu aberto e Jesus à direita de Deus. Ele foi posteriormente arrastado para fora da cidade e apedrejado.

Enquanto o matavam, Estêvão, seguindo o exemplo de Cristo, respondeu misericordiosamente, orando para que o Senhor não segurasse este pecado contra seus assassinos (Atos 7.54-60).

O olho de águia do mártir Estêvão
poderia perfurar além da sepultura;
ele viu seu mestre no céu
e o convidou para salvar.
Por fanáticos, ele foi apedrejado até a morte.
e, enquanto se ajoelhava para orar,
ele os abençoou com seu último suspiro -
quem os segue hoje?
Reginald Heber (1783-1826)

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.