Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "
"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Romanos 11.33-36

O Cristão Nigeriano Sunday Aransi foi assassinado e pelo menos dez igrejas foram vandalizadas quando jovens Muçulmanos se revoltaram em Osogbo, Estado Osun, Nigéria, em 28 de novembro de 2001. Uma multidão de cerca de mil jovens furiosos inundou as ruas de Osogbo depois que, segundo informações, um pregador Muçulmano os chamou, em um sermão proferido à meia-noite, para atacar as igrejas.

Os líderes da igreja foram forçados a fugir com suas famílias quando jovens violentos invadiram um prédio da igreja. Os veículos de propriedade dos Cristãos também foram danificados. Dois dias após a morte de Sunday, quatro igrejas foram vandalizadas quando uma multidão tomou as ruas em um incidente semelhante em Ilorin, Estado Kwara.

Os ataques em Osogbo e Ilorin provavelmente foram desencadeados pela oposição aos festivais Cristãos e eventos missionários que deveriam ocorrer nos dois estados no mês seguinte.

Ó Deus, que nunca abandonas aqueles que em ti esperam; conceda que possamos sempre manter a esperança que nos deste por tua Palavra como âncora de nossas almas, para nos preservar confiantes e firmes, inabaláveis e seguros em todas as tempestades da vida; através de Jesus Cristo nosso Senhor.

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.