Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José".
Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? " Disse Filipe: "Venha e veja". João 1.45-46

Filipe, um dos doze apóstolos, veio da cidade de Betsaida na Galileia e foi discípulo de Jesus desde o início, provavelmente depois de seguir João Batista. Antes, Jesus realizou um de seus milagres mais conhecidos – a alimentação dos 5.000.

Ele testou Philip com a pergunta: “Onde compraremos pão para esse povo comer?”. O evangelista João nos diz que Jesus “já tinha em mente o que ia fazer” (João 6.5-6).

Filipe mais tarde pediu a Jesus que mostrasse aos discípulos o Pai; a resposta de Jesus foi: “Quem me vê, vê o Pai”. (João 14.8-9)

Philip passou o que havia aprendido de seu contato íntimo com Jesus quando ele foi à Ásia para pregar o Evangelho. Em Hierapolis, na Frígia, ele pregou contra a prática comum do culto à cobra.

Isto irritou aos sacerdotes pagãos, que o mandaram para a prisão; Filipe foi então flagelado e crucificado. Isto aconteceu por volta do ano 52.

Deus Todo-Poderoso
que você deu a seus apóstolos Filipe e Tiago
graça e força para dar testemunho da verdade.
Permita que nós, cientes da vitória deles pela fé,
possamos glorificar na vida e na morte o nome de Jesus Cristo,
que vive e reina com você e com o Espírito Santo,
um só Deus, agora e para sempre.
Por Todos os Santos (Canadá)

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.