Seja forte e corajoso… o próprio Senhor irá à sua frente e estará com você. Deuteronômio 31:7b, 8a

“Sou um mártir de Jesus”, declarou o ministro da igreja Taher Saadallah Boutros (32 anos) ao ser morto ao tentar defender sua congregação quando militantes armados tomaram a igreja como refém em 31 de outubro de 2010. Pistoleiros invadiram a igreja no centro de Bagdá, onde cerca de 100 pessoas estavam participando de um culto noturno.

Tomando os fiéis como reféns, os invasores, do grupo de frente da Al-Qaeda, o Estado Islâmico do Iraque, exigiram a libertação dos prisioneiros da Al-Qaeda, bem como das mulheres Muçulmanas que eles falsamente alegavam que a Igreja Egípcia estava mantendo em cativeiro.

As negociações fracassaram e mais de 50 pessoas – em sua maioria fiéis – foram mortos enquanto as forças de segurança invadiam o edifício em um esforço para libertar os reféns.

Entre os mortos estavam um segundo ministro, Wassim Sabih (23 anos), que tentou esconder alguns dos fiéis em outra sala, e uma jovem esposa grávida de seu primeiro filho, Raghada al-Wafi. No funeral, os enlutados e testemunhas disseram que tanto Taher quanto Wassim tinham implorado aos sequestradores que os matassem, mas que não prejudicassem a congregação.

Um enlutado, Firas Chill (30 anos), disse: “Estes são os verdadeiros heróis do Iraque, não os políticos ou soldados, mas estes dois homens que seguiram os ensinamentos de Cristo e se sacrificaram enquanto tentavam persuadir os assassinos a poupar as vidas dos fiéis”.

Taher parecia estar preparado para seu iminente martírio, tendo considerado a história de um dos mártires mais conhecidos da Igreja poucos dias antes de sua própria: ele foi fotografado ensinando em uma reunião na igreja onde uma linha no quadro atrás dele dizia: “Dietrich Bonheoffer: uma testemunha e um mártir nas prisões nazistas”.

O cerco da igreja foi um dos ataques com mais mortos registrados contra os Cristãos Iraquianos, que sofreram repetidas violências após a invasão liderada pelos EUA em 2003.

Deus, dê-me forças para correr esta corrida,
Deus, dê-me poder para fazer o que é certo,
E coragem duradoura através da luta;
Deus, dê-me forças para ver seu rosto,
E coração para ficar de pé até que o mal cesse,
E por fim, ó Deus, sua paz.

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.