AMANDO A ELE O SUFICIENTE PARA PERMANECER FIRME

A disposição de sofrer por Cristo é um sinal de nosso amor por Ele. Às vezes a disposição em si é suficiente e Deus não nos leva ao ponto de sofrer de fato. Abraão não teve que matar seu filho Isaque (Gênesis 22.12).

Mas, os Cristãos que estão mal preparados para o sofrimento podem pecar ou cair quando chega a adversidade, como fizeram muitos dos primeiros seguidores de Jesus (João 6.66. Compare Mateus 24.9-10)

Se quisermos permanecer firmes quando chegar o sofrimento, devemos ser verdadeiros discípulos, nascidos de novo (João 3.3), plenamente comprometidos com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amando a Ele com todo o nosso coração, alma, mente e força, fará com que nos apeguemos a Ele, não importa o que aconteça.

Um Cristão em paz com seu Salvador pode sofrer por Ele com alegria (Romanos 5.3). Esta alegria e a força que ela traz são uma poderosa testemunha para os incrédulos.

A FÉ QUE NOS PERMITE PERMANECER FIRMES

O escudo da fé (Efésios 6.16) é uma de nossas maiores proteções quando o maligno nos envia sofrimento. A fé nos assegura da presença de Deus conosco enquanto sofremos
(Salmo 23.4; Isaías 43.2; João 14.18; Hebreus 13.5).

A fé nos ajuda a voltar nossos olhos para Jesus para que “as coisas da terra crescerão estranhamente fracas à luz de sua glória e graça”.3 A fé nos permite esperar com confiança por Sua libertação (Miquéias 7.7; Salmo 34.4; Isaías 28.16), recorrendo à força do Deus Todo-Poderoso (Salmo 61.2).

Pela fé, podemos suportar a perseguição com obediência inabalável, resistindo à tentação (Hebreus 11.24-26).

A fé nos permite comparar nossos sofrimentos com os de outros, o que pode mostrar que os nossos são menores do que pensávamos. Com certeza, se os compararmos com
os sofrimentos de Cristo, pois Ele carregou os pecados do mundo, os nossos parecerão insignificantes.

Através dos olhos da fé, podemos “contar nossas bênçãos” e encontrar coisas boas no meio de nossas dificuldades. Podemos dar graças em todas as circunstâncias (1Tessalonicenses 5.18).

Podemos ser gratos pois o Senhor nos ama o suficiente para nos disciplinar para que possamos crescer em santidade (Hebreus 12.7-11).

A fé nos permite ver nossas aflições, por mais graves ou prolongadas que sejam, como “leves e momentâneas”, levando à glória eterna (2 Coríntios 4.17). Sabemos que “em breve, muito em breve” nosso sofrimento chegará ao fim, seja pela nossa morte ou pelo retorno do Senhor (Hebreus 10.32-37).

O que podemos fazer para fortalecer nossa fé na preparação para a perseguição? Devemos ser diligentes em nos reunir para a adoração e ouvir a Palavra pregada, tomando a Ceia do Senhor, se possível.

Devemos orar fervorosamente por mais fé (Marcos 9.24) e nos lembrar do que Deus já fez em nossas vidas. Devemos resolver não nos preocupar em como nos defenderemos se formos presos (Mateus 10.19-20; Lucas 21.14-15).


3 Uma citação do hino de Helen Lemmel “Volte seus olhos para Jesus”, 1922.


This article was originally published in Barnabasfund magazine.

Photo by Mitchel Lensink on Unsplash
Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.