Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome.
Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho. Lucas 21.12-13

Rasalama foi a primeira mártir de Madagascar depois que o Cristianismo foi banido do país.

Ela havia frequentado uma escola criada pela Sociedade Missionária de Londres e se tornou parte da primeira comunidade Cristã na ilha. Como resultado da crença Malgaxe de que sua rainha era sua deusa, o Cristianismo passou a ser visto como subversivo e errado. Assim, Rasalama foi obrigada a se esconder quando o Cristianismo foi proibido pela Rainha Ranavalona I.

Em julho de 1837, Rasalama foi presa e entregue a um cortesão como escrava. Lá, ela praticou sua fé abertamente, apesar da ameaça de pena de morte, e logo foi condenada à morte devido à sua intransigente afirmação de fé. Em 14 de agosto de 1837, ela foi levada para a execução e morta com uma lança. Hoje, há uma igreja no local de seu martírio.

Um nobre exército – jovens e idosos – de todas as nações
de todas as nações vieram;
alguns fracos e frágeis, outros fortes e corajosos,
para ganhar a fama de mártir.
A alegria eterna é concedida a todos
que confiam em Ti e obedecem:
Dá-nos força, grande Deus do céu,
para segui-los hoje!

Reginald Heber (1783-1826)

Dr Patrick Sookhdeo is the International Director of Barnabas Fund and the Executive Director of the Oxford Centre for Religion and Public Life.